Tertúlia “50 Anos de Democracia: Perspetiva e Problemas”

18-ABR-2024

Tertúlia “50 Anos de Democracia: Perspetiva e Problemas”

O Salão Nobre Guilherme Pinto, edifício da junta de Matosinhos, recebeu esta noite a tertúlia intitulada “50 Anos de Democracia: Perspetiva e Problemas”, dirigida por Daniel Soares, mostrando da Universidade do Porto.

Esta foi uma iniciativa da Comissão Jovem desta autarquia, que beneficiou do programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de abril para dar, novamente ,oportunidade ao público mais jovem de se fazer ouvir e apresentar novas ideias.

Num contexto de crescente crise dos sistemas democráticos, com o aumento dos desafios para a manutenção dos mesmos, assume-se como importante a participação de todos para evitar soluções antidemocráticas.

Um dos grupos que, até ao momento, tem reunido alguma falta de atenção é o dos jovens, pelo que muitos se sentem apartados do funcionamento do país, o que os impele a apoiar propostas vindas de setores que conseguiram penetrar nos nichos mais comuns dos mesmos.

Deste modo, a presente tertúlia teve como objetivo discutir o que pode suscitar, cerca de cem anos depois, uma tão grande crise dos sistemas democráticos e liberais, discutindo de que modo há uma repercussão em Portugal, analisando os resultados das eleições legislativas e europeias dos últimos anos, e como é que os jovens podem e devem agir para valorizar a democracia.

Ao debate, que se prolongou por várias horas, juntaram-se Paulo Ramos de Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia, Ana Pinhal Melo, Manuela Galante, Paulo Ferreira e Fernando Monteiro, membros do executivo.

#juventude #comissãojovem #25deabril #matosinhos #leçadapalmeira #juntadefreguesia