50º Aniversário do 25 Abril - Programa Comemorativo

09-ABR-2024

50º Aniversário do 25 Abril - Programa Comemorativo
Durante este mês de abril, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira leva a efeito uma programação cultural, desportiva e social com o propósito de assinalar os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974. Entre os eventos programados destaque para concertos, exposições e tertúlias.
A programação do 50º aniversário do 25 de abril contará com várias instalações artísticas em diferentes pontos da cidade Os trabalhos serão realizados em colaboração com os agrupamentos escolares da freguesia e os seus/uas alunos/as. No seu calendário, a autarquia irá promover no dia 16 de abril a sessão “Matosinhos, Quem és tu?”, que será dedicada ao movimento cooperativo e contará com representantes da Cooperativa de Habitação Água Viva, a Propeixe e a Cooperativa agrícola Ágrima.
No que diz respeito à música, estão também agendados dois grandes concertos. O primeiro terá lugar no próximo dia 19 de abril, sexta-feira, com a atuação de Anabela Silva e João Gusmão que farão uma homenagem não só às canções de abril, mas também, às canções “importadas” de outros países que marcaram a década de 70 e o período da revolução. O concerto está marcado para as 21h30, no salão paroquial de Leça da Palmeira.
No dia 20 de abril a Junta de Freguesia e Associação Recreativa e Cultural Aurora da Liberdade apresentam “Canções de Zeca Afonso”, um concerto intimista que contará com a interpretação de André Castro, acompanhado por Rogério Rocha (viola). Este concerto terá lugar na ARAL, pelas 21h30.
No que diz respeito ao Desporto, o programa comemorativo juntará também várias associações e clubes locais para a realização de encontros amigáveis. Esta iniciativa terá lugar no dia 25 de abril a partir das 10h00 e passará pelo Complexo Desportivo da Bataria, Pavilhão dos Desportos e Congressos de Matosinhos e CCD Vítor Oliveira.
A programação integral do programa comemorativo do 25 abril pode ser consultada em www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt e/ou nas redes sociais da Junta de Freguesia. O programa desta autarquia integra a programação da Câmara Municipal de Matosinhos, que pode também ser consultado em www.cm-matosinhos.pt