Junta de Freguesia apresenta "Tríduo ao Bom Jesus de Matosinhos"

24-MAI-2023

Junta de Freguesia apresenta "Tríduo ao Bom Jesus de Matosinhos"
A Associação Recreativa Aurora da Liberdade recebeu ontem, dia 23 de Maio, a sessão de apresentação do “Tríduo ao Bom Jesus de Matosinhos”, uma obra da autoria do Prof. António Cunha e Silva, editada pela Junta de Freguesia.

O trabalho, realizado em 2022, foi aguardado em segredo, para ser apresentando agora, em pleno período das Festas do Senhor de Matosinhos.

Esta obra, pretende preservar a memória da Lenda e do Culto ao Bom jesus de Matosinhos. Tal como diz o autor, Professor António Cunha e Silva: “A lenda oferece-se desde os primórdios historicistas — somos lendários! Diz a lenda, e as lendas têm sempre uma nuvem a protegê-las, têm sempre um fundo de verdade a certificá-las, têm sempre um sopro de fantasia a dar-lhes asas, que a imagem foi trazida pelas águas do oceano.” Como base bibliográfica foram consultadas obras de António Cerqueira Pinto, Joel Cleto e Santos Lessa.

Para além da apresentação do Tríduo, a sessão contou ainda com um momento de partilha de memórias das festas do Senhor de Matosinhos, onde o publico teve também a oportunidade de participar.

Presentes nesta sessão estiveram Manuela Galante, responsável pelo pelouro da Cultura da Junta de Freguesia e António Cunha e Silva. Destaque ainda para as presenças de Fernando Monteiro, membro do executivo, César Gavina, Presidente da ARAL.

A Junta de Freguesia agradece ao Prof. António Cunha e silva pelo enorme trabalho realizado e que perpetuar a lenda do Bom Jesus de Matosinhos.

(O Tríduo ao Bom Jesus de Matosinhos pode ser lido AQUI