CCD Vítor Oliveira recebe a primeira oficina colaborativa do Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos.

03-ABR-2024

Decorreu ontem, dia 2 de abril, pelas 18h30, a primeira oficina colaborativa do Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos.
O arranque do projeto promovido pela #CMM, teve lugar no CCD Vítor Oliveira e contou com as participações de Luísa Salgueiro, Presidente da CMM, Maria Manuela Álvares, Vereadora do Ambiente e da Transição Climática e Paulo Ramos de Carvalho , Presidente da UF Matosinhos e Leça da Palmeira.
Ao longo dos meses de abril e maio, irão decorrer nas diferentes Uniões de Freguesia outras sessões de trabalho com a participação dos cidadãos, com o apoio de uma equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, nas quais serão analisadas as propostas apresentadas nas áreas da mobilidade, alimentação, energia e consumo, no âmbito do Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos, o primeiro promovido em Portugal.
O objetivo é mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos, visando reduzir a meta da neutralidade carbónica para 85% já em 2030. Segundo a informação da CMM, até ao momento, foram submetidas 35 ideias nos domínios da alimentação (10), mobilidade (10), energia (9) e consumo Não Alimentar (6).