Encontro Temático “A Saúde Mental em Matosinhos”

31-JAN-2024

Encontro Temático “A Saúde Mental em Matosinhos”
Cumprindo o Programa de Atividades para 2024, a Comissão Social de Freguesia de Matosinhos inscreveu no seu Plano de Ação, a organização de um Encontro Temático da Rede Social, optando pela temática “A Saúde Mental em Matosinhos”. Neste encontro pretende-se que as entidades parceiras da Rede Social tenham conhecimento das estratégias e algumas das respostas específicas existentes nesta área, para um encaminhamento mais adequado para os/as munícipes.
O painel de oradores contou com profissionais de várias associações da União, entre outras: UCC Matosinhos, Agrupamento de Escolas de Matosinhos – Programa Dropi, Agrupamento de Escolas Prof. Óscar Lopes, AFUA, Casa da Juventude de Matosinhos, Academia de Líderes Ubuntu, Associação Plano i, Projeto Agarrados à Net, Associação Vidas e Partilha, Matosinhos Sport e projeto Ativa´mente, da Câmara Municipal de Matosinhos.
Paulo Ramos de Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira e Carlos Mouta, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, deram o mote para o arranque deste Encontro Temático, salientando a importância da prevenção, acesso e promoção da Saúde Mental – “Os programas de promoção e prevenção da saúde mental requerem uma abordagem multissetorial que envolve serviços de saúde e sociais, media, escolas e comunidade. Há ainda um longo caminho a percorrer para que o estigma sobre a saúde mental desapareça e para que todos os/as munícipes tenham acesso ao melhor atendimento e à melhor intervenção.”, ressaltou Paulo Ramos de Carvalho.
Presentes estiveram também Ana Pinhal Melo e Paulo Ferreira, vogais do Executivo.