Junta de Freguesia promoveu tertúlia sobre a comunidade brasileira residente na freguesia
23-ABR-2025
A Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, em colaboração com a Comissão das Comunidades Migrantes, promoveu ontem, no Salão Nobre Guilherme Pinto, uma tertúlia enriquecedora sob o tema "525 anos depois: Descobrindo Matosinhos".
Este encontro foi especialmente dedicado à vibrante comunidade brasileira residente na nossa união de freguesias e contou com um painel de oradores de excelência: Denize Machado, Mirna Gomes, Rogério Lopes e Rui Sousa Dias. A sessão foi conduzida pela moderadora Michele Costa.
A iniciativa contou com a presença de Paulo Carvalho, Presidente da Junta, Paulo Ferreira, Fernando Monteiro e Ana Pinhal Melo, membros do executivo da Junta de Freguesia.
Assinalando os 525 anos desde a primeira referência histórica a Matosinhos, esta tertúlia proporcionou uma exploração da rica história e património da nossa cidade, que sempre acolheu calorosamente comunidades estrangeiras. Em particular, reconhecemos o forte elo e a especial relação com a comunidade brasileira.
Com base nos relatos e vivências dos oradores, a tertúlia abordou as diferentes histórias e percursos de vida, a mosaico da gastronomia, a restauração e a economia local, elementos que estabelecem uma importante partilha de ideias e visões sobre o futuro de Matosinhos. Acreditamos que a comunidade brasileira desempenha um papel cada vez mais agregador, enriquecendo o nosso tecido social e contribuindo para fixar população de outras nacionalidades.
A Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira expressa a sua profunda gratidão pela participação de todos e reconhece a inestimável importância da comunidade brasileira na positiva intervenção cultural, social e económica da nossa cidade.
#Matosinhos #LeçaDaPalmeira #ComunidadeBrasileira #Tertúlia #525AnosMatosinhos #Cultura #Integração #JFMatosinhosLeça