19-JUL-2024

O projeto Vivencias Seniores encerrou ontem o ano letivo 2023/2024 com uma celebração no CCD Vítor Oliveira, que contou com a presença do Presidente da Junta, Paulo Ramos de Carvalho, Fernando Monteiro, membro do Executivo e responsável pelo Envelhecimento Ativo e Drª Sofia Barroso, coordenadora do projeto.

Ao longo do dia, os/as participantes das Vivencias Seniores apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e agraciaram-nos com atuações nas diferentes atividades desenvolvidas: Canto Coral, Teatro, Dança, Tai-Chi-Chuan, Biodanza, Musicoterapia e Yoga.
A celebração iniciou com uma exposição de pintura dos trabalhos dos/as participantes, que ficará aberta ao público no Salão Nobre Guilherme Pinto (Junta de Matosinhos) durante a próxima semana.

As  Vivências Seniores da Junta de Freguesia são uma valência do Gabinete de Ação Social, que se desenvolve entre os meses de outubro e julho, consubstanciando-se em atividades diárias, que ocorrem em ambos os territórios (Matosinhos e Leça da Palmeira).
O programa tem como principal objetivo combater o isolamento social e prevenir a doença mental, promover o bem-estar psicológico e a capacidade de resiliência para enfrentar as problemáticas associadas a esta fase da vida, projetando assim, um envelhecimento saudável e bem-sucedido.

A equipa afeta ao Projeto é constituída por duas técnicas Superiores na Área das Ciências Sociais e Humanas, uma Psicóloga Clínica, uma Assistente Operacional, uma Professora de Dança, um Facilitador de Biodanza, um Professor de Yoga, uma Professora de Canto Coral, uma Professora de Teatro, uma Professora de Pintura e Modelação, um Professor de Música e um Mestre de Tai-Chi-Chuan. O público-alvo deste projeto são pessoas com idade igual ou superior 65 anos e/ou reformadas, que são autónomas, sendo residentes, preferencialmente, na União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e que não estão inseridas em nenhuma resposta social.

Atualmente, as Vivências Seniores contam com um total de 196 pessoas inscritas, que frequentam diariamente múltiplas atividades.
Para além das aulas semanais de Dança, Biodanza, Yoga, Canto Coral, Teatro, Pintura, modelação, Musicoterapia e Tai-chi-chuan, a autarquia disponibiliza também à população sessões de estimulação cognitiva, aulas de informática sénior (em parceria com a Escola Profissional Ruiz Costa), visitas culturais no âmbito do Clube do Património e sessões de sensibilização e esclarecimento sobre temáticas ligadas à população sénior, no âmbito das Jornadas para o Envelhecimento ativo.
  • Partilhar