Outono Cultural 2023 I "Troca Por Troca"

Início: 11-NOV-2023 às 21:30h

Fim: 11-NOV-2023 às 22:30h

 

No próximo dia 11 de novembro, sábado, a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da palmeira promove mais uma sessão do Outono Cultural 2023.
“Troca por Troca” é uma Curta realizada por Pedro M. Afonso e será apresentada pelas 21h30, no CCD Vítor Oliveira (edifício da Junta de Freguesia, em Matosinhos)
Pedro M. Afonso, nascido em 1994, é um jovem realizador português do Porto. Realizou a sua primeira curta-metragem em 2020, intitulada “Troca Por Troca”, tendo recebido nomeações e seleções de vários festivais nacionais e internacionais, como os Prémios Sophia Estudante da Academia Portuguesa de Cinema, o CURTAS, Caminhos de Cinema Português, YMOTION, CRASH, FICBC, entre outros.
O documentário "Exame de Si Mesmo", documentário de 2022, recebeu apoio da distribuidora Festival Formula e foi selecionado para festivais Academy e BAFTA qualifying, o POFF Black Nights e o Norwich Film festival, respetivamente. Maelstrom, o seu mais recente thriller, teve estreia este ano no MotelX e encontra-se em distribuição.
Possui já, apesar da sua curta carreira, experiência na Indústria como Assistente de Realização na longa-metragem “A Vida Fantástica de Sofia”, de José Alberto Pinheiro, e na série “Atrás dos Tempos”, da LX Filmes, editor para o filme "Colégio do Templo: Paramnésia", da BeActive Entertainment, bem como copywriter para a HOP!Filmes. Participou, também, em vários projetos comissionados, com produtoras como a FilmesDaMente, The Amazing Rabbit, ETHNO e Estúdio Imigrante.
= Sinopse =
Numa sociedade onde as doenças e a morte foram erradicadas, a Terra encontra-se lotada e a natalidade é agora controlada pelo Partido de Libertação Popular. A única forma de renovar a espécie é escolher voluntários para morrer e abrir espaço para as novas vidas. Na sala de espera do Edifício dos Registos de Natalidade, José espera pela chegada do Oficial responsável, momento em que procederá aos trâmites legais necessários para efetivar o nascimento. A chegada do Oficial traz uma notícia agridoce: José é pai de gémeos, uma contrariedade de última hora. José não tem dois voluntários para substituir. O Oficial relembra José das suas responsabilidades e concede-lhe uma pequena extensão de prazo: 1 hora. Perante o curto prazo, José lança-se ao telemóvel e contacta inúmeras pessoas, conseguindo apenas a sua mãe como voluntária. Findado o prazo, José volta à sala de espera, onde aguarda a chegada do Oficial. Confrontado pelo Oficial, José voluntaria-se para servir como segundo voluntário. O Oficial fornece uma última opção: um voluntário anónimo, escolhido por ele, sob o pagamento de uma avultada verba. José não tem essa quantia, mas o Oficial sossega-o: pode pagar a crédito. Tomada a decisão, o Oficial encaminha José para o seu gabinete e, pelo caminho, recruta o voluntário para o seu mais recente negócio: o Contínuo do Edifício.
O Outono Cultural 2023 é um projeto cofinanciado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia) #recuperarPortugal
  • Partilhar 
  • Adicionar à sua agenda