Senhor de Matosinhos está quase a chegar!

17-MAI-2023

Senhor de Matosinhos está quase a chegar!
#jfmatosinhosleça DIVULGA I Festas do Senhor de Matosinhos
Senhor de Matosinhos está a chegar!
As Festas de Cidade estão de regresso de 19 de maio a 11 de junho com Fernando Daniel, Sérgio Godinho, Moontosinhos com Joel Cleto e uma vasta programação para todos os gostos e idades
As tradicionais iluminações decorativas nas principais artérias que acolhem as Festas da Cidade assinalam o início de uma das maiores romarias do país.
Ao longo das próximas três semanas, o centro de Matosinhos transforma-se para receber a visita de cerca de um milhão de pessoas.
Das farturas, ao fogo dos bonecos, dos carrosséis à Feira da Louça, do fogo de artifício às exposições, concertos, folclore, sardinhas assadas, Feira de Artesanato, ruas decoradas a preceito, nada faltará este ano para o regresso sempre tão esperado do Senhor de Matosinhos.
A XVIII edição da FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos tem abertura ao público no próximo sábado, dia 20. Nesse dia, pelas 16 horas, há também a inauguração da exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca” no Mumma - Museu da Memória de Matosinhos, uma representação popular dos locais, monumentos e figuras típicas da Leça da Palmeira de antigamente, que inclui peças e bonecos em madeira e cartão construídos de raiz nos últimos cem anos por três gerações da família Soares.
No domingo, dia 21, pelas 15h30 haverá o tradicional Festival de Folclore no palco das festas. Encontros de coros, arruadas, desfiles de grupos de bombos e de vestidos de chita, concertos de bandas filarmónicas e muita música no palco das festas são pontos altos de um vasto programa que se prolonga até ao dia 11 de junho.
Na sexta, dia 26, pelas 22h00, decorre o concerto com Fernando Daniel. O tradicional fogo de artifício será no sábado, dia 27.
O grande atrativo da romaria é a devoção ao Senhor de Matosinhos. Destaque, por isso, para a Solene Procissão do Bom Jesus de Matosinhos, marcada para as 16h00 do dia 28 de maio, que percorrerá várias artérias em direção ao Monumento do Senhor do Padrão. Na terça-feira, dia 30 de maio, ferido municipal, o Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves presidirá à Eucaristia Solene do Bom Jesus do Senhor de Matosinhos. Nesse dia, à tarde, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe o tradicional lançamento do livro das festas, desta vez “Matosinhos: Memória e Coração da Feira da Louça – uma resposta para a nostalgia”, de Helder Pacheco.
Moontosinhos com Joel Cleto, Sérgio Godinho e Silvana Estrada no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Notas de Soirée com a Escola de Música Óscar da Silva e tarde de fados no Jardim Basílio Teles são momentos a destacar na programação.
“Matosinhos recebe-o com a sua característica honestidade e partilha consigo a beleza da tradição. Percorra a Feira de Artesanato, a Feira da Louça e as barraquinhas de doces tradicionais. Leve uma lembrança de quem cria com o coração. Assista à procissão e aprecie a decoração dos altares de flores. Este é o intenso programa de atividades que se preparou especialmente para si. Dos espetáculos ao folclore, do fogo de artifício ao fogo preso dos bonecos, das exposições ao teatro, da dança às iluminações decorativas, porque o Senhor de Matosinhos envolve-nos a todos”, refere a presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.
Para o presidente da Associação para a Animação da cidade de Matosinhos (ANCIMA) e vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, “esta é a maior romaria do norte do país que atrai milhares de pessoas ao nosso concelho. Um acontecimento que tem atravessado os tempos e que faz da nossa cidade um local central que se revitaliza anualmente, manifestando a fé de uma população cuja identidade se continua a afirmar e desenvolver. Haverá diálogo de culturas, música, fogo preso e fogo de artifício e, acima de tudo, muita alegria!”
Junte-se a nós. Seja bem-vindo às Festas do Senhor de Matosinhos!
  • Partilhar