"Vamos Gozar a Maria" - Junta de Freguesia e Gaivota à Janela levam peça à ESJGZ

27-NOV-2023

"Vamos Gozar a Maria" - Junta de Freguesia e Gaivota à Janela levam peça à ESJGZ
No âmbito das políticas de juventude e ação social a Junta de Freguesia e. Associação gaivota á Janela voltam a unir esforços para apresentar a Peça “Vamos Gozar a Maria”, desta vez à Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos
Descrita como uma peça que junta cultura, educação e cidadania e aborda, de uma forma bastante impactante, o tema do Bullying e os seus impactos na juventude.
O bullying é, infelizmente, um problema que afeta muitos/as jovens e pode ser definido como qualquer comportamento intencional que cause danos físicos ou emocionais a outra pessoa e que pode incluir agressões verbais, assédio, exclusão social e manipulação.
A consciencialização do bullying é de extrema importância, principalmente nos/as jovens, tanto para as vítimas, quanto para os/as potenciais agressores/as. Quando ensinados/as sobre o impacto negativo do bullying nas vítimas, os/as jovens são mais propensos a reconhecer o comportamento prejudicial, a denunciar e a desenvolver medidas de prevenção do bullying no seu ambiente.
Além disso, a consciencialização deste problema ajuda-os/as a lidar com os seus efeitos emocionais. As vítimas podem sentir medo, ansiedade, depressão e baixa autoestima. Ao compreenderem que, ser vítima de bullying, não é algo de que se devam envergonhar, a procura de ajuda torna-se a melhor opção para receber apoio e o aconselhamento necessário para lidar com o trauma.
Aprender sobre o bullying ajuda a promover uma cultura de respeito e tolerância.
"Vamos Gozar a Maria" é um olhar imersivo sobre os comportamentos intencionalmente agressivos, violentos e humilhantes, uma peça didática que visa alertar para esta temática e promover o seu combate na comunidade escolar.
"Vamos Gozar a Maria" é um texto de Joana Guilherme Pinto, interpretado pela própria e por Inês Castro Dias.
Esta ação é direcionada aos/às alunos/as da ESJGZ e insere-se no Projeto Cultural ValoriZARCO.
  • Partilhar