-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
- Zelador da Cidade
Zelador da Cidade
O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral.
Decreto-lei n.º 389/99, de 30 de Setembro.
O projeto Zeladores da Cidade é um modelo de neighbourhood watch que promove a observação permanente do espaço público, nomeadamente, através da sinalização regular de situações anómalas aos serviços da autarquia.
Este projeto, aprovado em sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira de 9 de abril de 2015, foi formalmente apresentado ao público em 23 de abril, na Cerimónia dos Protocolos que teve lugar no Salão Nobre do Edifício-Sede desta autarquia. Posteriormente, a 30 de setembro do mesmo ano, os Zeladores da Cidade iniciaram as suas funções, sendo o início das mesmas precedido de um conjunto de reuniões que visaram a elaboração do regulamento e pressupostos de atuação dos zeladores.
Este projeto, pioneiro na área metropolitana do Porto, tem como objetivo diagnosticar, em tempo útil e de forma eficiente, as situações que carecem de intervenção num território com mais de 11,30 km2, 70 mil habitantes, 6km de costa, 27 mil conjuntos habitacionais, 16 escolas e mais de 330 arruamentos.
A malha urbana da freguesia, no âmbito deste projeto, encontra-se dividida em 33 zonas: 18 em Matosinhos e 15 em Leça da Palmeira.
Vídeo promocional do projeto no canal de YouTube da Junta de Freguesia
Consulte os documentos relativos ao projeto:
Zonas de Intervenção (ZI) - Matosinhos
Zonas de Intervenção (ZI) - Leça da Palmeira